terça-feira, 4 de maio de 2010

Por que aprisionamos aquilo que amamos?

Estou com essa pergunta na cabeça nos últimos dias, espero que uma pessoa em especial entenda que e uma dúvida minha e não uma critica direcionada. Existe uma frase que diz: "Deixo livre as coisas que amo, se elas voltarem para mim foi porque as conquistei, se não voltarem foi porque nunca as tive." (Não me recordo o autor). Gosto muito dessa frase, mas me pergunto, por que e tao difícil por isso em pratica? Quando gostamos de algo ou de alguém, o próximo sentimento e o de posse. Não entendo porque fazemos isso se todos sonhamos em ser livres. Não gostamos de prisões, no entanto aprisionamos. Vale ressaltar que não estou me referindo a você querida leitora, a qual me referi a cima como "especial", isso vale para todos nos. Este sentimento de posse e o causador de toda especie de ciumes, insegurança e solidão. E verdade, solidão, porque quando sufocamos alguém, esse alguém tenta fugir, afinal, eu posso aprisionar, mas não quero ser aprisionado. Então, quando amo minha liberdade, você pode achar que não te quero, que não gosto de compromisso, enfim, esse monte de coisas que passam em toda cabeça pensante. Mas não e isso, na verdade, estou apenas tentando exercer um direito inerente a todo ser humano: o direito a liberdade. Não sei se te dou a liberdade que você deseja, como todas as outras pessoas também tenho o desejo de posse. Mas, tudo que quero na vida e estar com alguém que queira estar comigo, não porque eu estou a vigiando o tempo todo, e sim, porque ela deseja. Acho que e o desejo de todos. O que aconteceu com este texto? Ele não tinha esse objetivo, parece que tem vida própria, bom, melhor parar por aqui, isso pode me trazer complicações. Paremos com isso...

13 comentários:

  1. (...)o direito a liberdade.
    Disse tudo querido, quando amamos de verdade, não deve haver sentimento de posse, e sim de liberdade!
    Liberdade para sermos e termos, TUDO!
    É assim, que me sinto ultimamente, com o gosto dessa liberdade em amar e ser amada, de confiança e paz!
    Lindo seu texto, e você tem toda razão!

    ResponderExcluir
  2. Com que direito alguém força e controla,e manda,e rege,e mata,e marca, deixa ferida...(Bruna Lombardi)
    Muito importantes suas reflexões,li esse texto da bruna lombardi e fiquei muito pensativa sobre essa questão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. ...é isso mesmo! Adorei o texto. Essa dificulfdade de amar sem posse é dificil mesmo. É necessário ter uma evolução consciente muito grande para atingir esse estágio. Identificar e trabalhar: os pensamentos, os sentimentos, todas as nossas faculdades mentais. É um trabalho de todos os dias e momentos, um trabalho que nunca acaba...apenas vamos nos aperfeiçoando! Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Hum, complicado isso mesmo!!
    Ciumes, sentimento de posse, pq td q amamos queremos perto, grudadinho rsrsrs
    Bjuxx
    @_BiiBi_

    ResponderExcluir
  5. Como andei dizendo hj "Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam e crescem juntas... " começa assim.. a liberdade acontece a partir do momento em que ambos estão juntos pq querem, pra fazer o outro feliz... pra agregar e não subtrair... para ser aquele que tá junto, mesmo estando longe... quem ama não prende... quem prende não merece aquele que ama!!

    ResponderExcluir
  6. Tem uma frase que eu amo
    "Os livre libertam sempre e só os livres libertarão"
    Bjs

    @PRBamericana
    Parabéns pelo seu blog SUCESSO !!

    ResponderExcluir
  7. Não meu amigo, não pare por aqui...rsrsrs...Seus textos são lindos e falam com simplicidade o que todos nós somos lá no íntimo. Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto amigo. Esta reflexão sobre liberdade é sempre muito importante e atual, quando aprendermos de fato o significado desta palavra, aprenderemos a respeitar o nosso próximo e tbem a não sofrer tanto com as inrvitáveis separações.

    ResponderExcluir
  9. A nossa liberdade tem sempre a maravilhosa capacidade de fazer, daquilo que nos é tirado (pela vida, pelos acontecimentos, pelos outros…),Exteriormente não se vê a diferença, mas interiormente tudo é transfigurado: o destino passa a ser uma opção livre, a obrigação passa a ser amor, a perda torna-se fecundidade.
    Adorei o texto!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post... foi exatamente isso que disse à amiga em questão (q falei no TT).
    Acho que o caminho certo, não é olhar para o outro.. mas olhar pra si mesmo. Amar-se acima de tudo, fazer bem a si mesma... afinal, a gente gosta de pessoas firmes e sinceras ao nosso lado. Pq afinal precisamos nos rebaixar então?
    Se ame em 1º, 2º e 3º lugar, e vc vai atrair pessoas especiais para perto de si. Se vai ser pra sempre.... quem sabe? Só temos o hoje... então.. seja vc mesmo hj... o resto entregue... deixa a vida acontecer.
    Excelente post. beijão

    ResponderExcluir
  11. Sempre me perguntei qual o sentido de vivermos em busca do 'alguém especial' se quando achamos tratamos logo de transformá-lo na pessoa mais comum e corriqueira de nossas vidas...

    ResponderExcluir
  12. Eu amo a liberdade que eu me proponho todos os dias. estar livre. olhar o dia com um sorriso no rosto e dizer: hoje é dia viver.
    Eu amo a liberdade que eu me propuz. de me dar bem com as pessoas, de me relacionar, de tratar muito bem e respeitar o proximo, de amar a minha familia e os meus amigos.
    Eu amo a liberdade que o mundo me deu, de ir e vir quando e onde quiser, de sorrir pra todo mundo, de dizer o quanto gosto, de abraçar e conversar com diferentes pessoas.
    Eu amo a minha liberdade e a minha vontade de seguir em frente, de nao me importar com mentes poluentes.,de sorrir mesmo que triste, de fazer sorrir.
    eu amo amar a vida que o destino me trouxe, as pessoas que a vida me trouxe, até mesmo aquelas se importam mais do que deveria.até mesmo aquelas que só falam mal, normal, isso nao me impede de viver a vida com alegria.
    Eu nao tenho que ser mais séria. Eu nao tenho que ouvir falar miseria. Eu nao tenho que assistir e ficar quieta. Eu nao tenho uma bola mágica. Eu nao posso impedir pensamentos e sentimentos. Eu só sei que sou humana e amo a liberdade que deus me deu. A alma livre, o coração livre, os sentimentos e pensamentos livres pra ouvir oque vier pra sentir oque vier, pra me iludir, pra me ferir.
    Eu amo a liberdade que eu me propuz de estar sempre com sorriso no rosto e de braços abertos pro que der e vier..

    ResponderExcluir
  13. Nosso mal é o de achar que as pessoas nos pertencem...
    O amor faz isso... temos a mania de achar que a pessoa amada é nossa propriedade... mas quem ama sabe dar liberdade... e sabe que o coração estará sempre ligado... independente da distância!!!

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.