domingo, 5 de setembro de 2010

Ser Em Si.

Há alguns dias não postava aqui no Blog, talvez por falta de tempo, talvez pelo turbilhão de idéias que passaram a fazer parte do meu dia-a-dia. Sou um cara que não tem medo de mudar de rumo, o que é certeza pra mim hoje amanhã pode não ter mais sentido nem razão de ser. Por esse meu jeito, algumas pessoas acabam não me entendendo e se afastando, fazer o que? Sou um ser em constante mutação e gosto de ser assim.
Tenho três bases que me sustentam, Espírito, Corpo e Mente ; esses pilares não vivem em equilíbrio, por isso quando um está muito forte, latente, os outros estão em segundo terceiro plano , não necessariamente nessa ordem. 
Por essa minha busca de encontrar equilíbrio desses fatores, estou sempre exercitando ambos: Sou um cristão convicto, minha espiritualidade está baseada no Cristianismo, procuro alimentar meu espírito nos ensinamentos de Jesus Cristo, talvez você ache isso simplificado de mais, respeito seu modo de pensar, e espero de coração que respeite o meu.
Nessa minha procura por equilíbrio, acho de suma importância cuidar do corpo, pois é nele que vivemos, ele é a nossa primeira casa, e ninguém mora em uma casa feia por opção, então penso assim; se dá pra melhorar o corpo, porque não tentar? Sou muito a favor de quem faz lipo, plástica, RPG... e toda essa gama de coisas que melhoram a aparência. Eu nunca fiz plástica nem lipo, mas se um dia puder  e achar que devo, faço, sem receio. No momento faço musculação e Boxe, acho que devemos exercitar os músculos, ninguém precisa ter corpo de halterofilista, mas ter um corpo bem definido, e preparado para as tarefas do cotidiano é coisa primordial.
Acredito piamente que um corpo sarado, saudável e bonito, sendo guiado por uma mente débil é o mesmo que uma Ferrari pilotada por um bêbado, por isso, acho que devemos treinar a mente, fazendo boas leituras de livros, jornais, revistas. Visitando exposições, indo ao Teatro ao Cinema, viajando. Falando em viagem, posso lhe assegurar que a leitura pode te levar a lugares que talvez você nunca poderá ir pessoalmente, mas que podem lhe proporcionar viagens maravilhosas.
Faço acupuntura uma vez por semana para controlar minha ansiedade, sempre fui um cara muito ansioso, tudo que eu queria, ou desejava tinha que ser para agora, e se eu tivesse que esperar era um sofrimento, lidar com frustrações nunca foi fácil para mim e acredito que para  ninguém, pois fomos educados para termos nossos desejos realizados. Essas sessões de acupuntura semanais, além de distribuir melhor a energia do meu corpo, me fazem conhecer melhor minha capacidade e minhas limitações, enfim, estou me conhecendo melhor a cada dia. 
Aconselho você que está me lendo até aqui, a praticar esportes, procurar um psicólogo, ler coisas interessantes, se você tem religião ou fé em alguma coisa, não deixe de praticar sua espiritualidade; o ser humano tem a ambição de conquistar o mundo, mais conhece muito pouco de si mesmo, e cuida muito pouco da sua própria vida, passamos a maior parte do tempo pensando em como ser aceito pelos outros, em como agradar ao outro e esquecemos de fazer o melhor para sermos aceitos por nós mesmos. Tem uma pergunta que sempre me faço, será que eu me basto? acho que é uma pergunta simples, porém, trás em si uma grande reflexão, será que eu só consigo saber o que sou através do "feedback' do outro? Precisamos urgente conhecermos a nós mesmos.
Quero ser em mim, depois se possível ser no outro.
Posto aqui o desenho de Leonardo Da Vincci "O Homem Vitruviano" gosto muito desse desenho, pois ele trás em si o conceito de equilíbrio, algo que busco desde o dia em que percebi que o equilíbrio deve ser buscado em tudo que fazemos.


'O Homem Vitruviano é um desenho de 1492, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. Também é um conceito da obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião.' ( Via Wikipédia ).

12 comentários:

  1. Ótimo texto Lu, assim podemos te conhecer um pouco mais....
    E concordo com vc, precisamos buscar nosso equilíbrio, sempre...
    Beijos,
    Paty (@realpaty)

    ResponderExcluir
  2. Luciano, adorei seu texto! Apesar de pessoal estimula o leitor a reflexão do autoconhecimento, da importância de entender que para ser no outro, primeiro tem que ser em si. Muitas pessoas colocam o foco de suas vidas no outro, na opinião do outro, na forma como o outro vê o mundo. Temos que ter foco na saúde do ser e não do ter! Fazer parte de algo, da vida de alguém só é saudável se primeiro a própria vida estiver em ordem, em harmonia, em equilíbrio!
    Vc tem total razão qdo fala que o corpo e a mente precisam de sintonia.
    Parabéns!!! Seguindo sempre!!! bjs
    @Daniellecfb

    ResponderExcluir
  3. Oie !!! Primeiramente queria dizer que amei seu texto !
    Achei sincero , e tenho que reconhece sua coragem para dizer coisas tão sinceras .
    Tb com minha sinceridade tenho que dizer que não concordo com algumas coisas , o que tb e normal!
    Mais admiro mesmo a sinceridade com que foi escrito este texto !
    Acho admiravel quando pessoas como vc diz coisas que tem vontade e não o querem que vcs digam .
    Isto e sem duvida a maior grandeza de um ser humano ser ele mesmo !!
    Parabens pelo seu texto , que vc possa ter mais e mais sabedoria, para nós presentia com coisas lindas e criticas tb !!!
    Bjinhos Nicolly

    ResponderExcluir
  4. Amado amigo Luciano,seu testo diz muito da vida atual.
    Infelizmente hoje é só o ter,o ser estar se tornado coisa rara entre os humanos,tanto no material,como no espiritual,os seres humanos hoje estão esquecendo dos primórdios ensinamentos divino,para vc ter, primeiro você tem que ser alguém.
    Parabéns amigo,sua escolha foi divina.
    BeiJanes em seu coração.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  5. Lu que vc consiga controlar essa ansiedd para poder ver a vida com mais leveza sem tantas obrigações e deveres que foram impostos por vc relaxe,sorria se divirta o resto vc conseguirá administrar e saiba de uma coisa a beleza exterior é = pp de presente se oq está dentro ñ for interessante de nada valerá sua beleza,bjss♥

    ResponderExcluir
  6. Lúuu.... que texto bacana.... de uma riqueza ímpar viu....
    Treinar a mente... é isso q precisamos para não ficarmos perdendo tempo com besteiras!
    Adorei.... Parabéns!!
    Grande beijooo

    ResponderExcluir
  7. É difícil nos conhecermos, né? Eu às vezes me pego pensando sobre minha vida, desde meu nascimento até hoje. Sinto que ainda sou aquela moleca que gosta de terra e cheiro de chuva, mas amadureci e me tornei uma mulher responsável pelos meus atos, porém minha alma de menina tá aqui e sempre estará. O que isso tem em comum com o seu texto? Minhas vidas física(meu corpo) e espiritual estão ligadas à minha mente. Você disse: "esses pilares não vivem em equilíbrio, por isso quando um está muito forte, latente, os outros estão em segundo terceiro plano , não necessariamente nessa ordem." Eu tenho um que TEM q estar em mega sintonia c os demais, minha mente. Lu, aos poucos fui descobrindo que quando conseguimos "dominar" nossa mente, nosso corpo responde mto bem e nosso espiritual responde melhor ainda. Tem uma passagem bíblica que diz: "Nosso corpo é templo do Espírito Santo", precisamos que esse lindo Espírito habite em um lindo lugar, mas precisamos estar em dia com nossa mente, cultivando pensamentos bons, sentimentos lindos e emoções de arrepiar, isso é primordial.

    O que é o corpo se não o reflexo da mente? O que é a vida espiritual se não o reflexo de uma mente centrada? O que é a mente se não pensamentos bons, otimismo e controle?


    Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  8. OIIII MEU AMADO LU!!!!QUE BOM QUE VOCÊ É ASSIM!!DEVERIA EXISTIR SEMPRE PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ NESSA VIDA,MOSTRANDO A CARA NA REAL.SIM CORAGEM É O SEU LEMA.ANSIEDADE, ESSA É A PALAVRA, TODOS NÓS SOFREMOS DESSE MAL,O QUERER IMEDIATO SEM ESPERA A HORA.BELEZA EXTERIOR MUITO BOM, MAS MUITO MAS IMPORTANTE A INTERIOR.ADOREI MEU QUERIDO E AMADO AMIGO.OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR NA MINHA VIDA.MIL BEIJOS.

    ResponderExcluir
  9. Oi colega, é bonito ver pessoas que não se escondem atrás de vaidades ou coisas fúteis que a vida ensina tanto. Pessoas como você que tem o coração bom e um grande amigo que é Jesus, é assim de alma tranquila, sincero e feliz com a vida.

    Eu desejo todo a felicidade do Munndo e se as coisas não sairem como queremos, paciência e perceverança Deus está conosco basta estarmos em sintônia com ele. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Otimo texto,Parabéns por ter essa humildade e nao ter restriçoes em falar o que realmente vc pensa e quem vc eh,e ainda mostrar atravez de um texto que nao esta na vida a passeio e aprende com o que a vida te propoem,tirando assim aprendizagem e nao traumas...bju

    ResponderExcluir
  11. Seja sempre você. Mostre a cara sem medo. É assim o verdadeiro ser humano, aquele que tem coragem de viver.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto Luciano!
    Por favor, me envie mensagem no Twitter com o link do seu blog.
    O link que eu publiquei não deu certo.
    Envia e eu retwitto.
    bjos!

    ResponderExcluir

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.