sexta-feira, 20 de abril de 2012

As 13 Virtudes de Benjamim Franklin


nota de cem dólares
1. Temperança: não comer com estupidez e beber com excesso;

2. Silêncio: falar tão somente o que pode beneficiar os outros ou a si mesmo. Evite conversa banal;

3. Ordem: deixe todas as coisas (assuntos) terem seu lugar. Que cada parte dos seus assuntos tenha seu tempo;

4. Resolução: resolver realizar o que se deve; executar sem falhas que você se pode resolver;

5. Frugalidade: não fazer gastos, mas fazer o bem a outros e a si ou: não gaste nada;

6. Indústria: não perca tempo. Trabalhar sempre em algo útil. Corte todas as desnecessidades;

7. Sinceridade: não seja ofensivo; pense inocentemente e com justiça e, se falar, fale concordando;

8. Justiça: é errado causar dor por nada, ou omitir algum benefício que seja seu dever divulgar;

9. Moderação: evite extremismos; causar lesões pode ressentir tanto quanto você acha que eles merecem;

10. Limpeza: não tolerar nenhuma impureza no corpo, no vestuário ou na moradia;

11. Tranquilidade: não ser perturbado por bobagens, ou em situações (acidentes) comuns ou inevitáveis;

12. Castidade: raramente se dê ao luxo, e nunca por estupidez, fraqueza, ou prejuízo próprio ou de outro;

13. Humildade: imite Jesus e Sócrates.

Acredito que ele foi um vencedor, mesmo nao tendo atingido seu objetivo. “Nunca cheguei à perfeição que eu tinha sido tão ambicioso em obter, e fiquei muito aquém dela. Mas eu era, pelo esforço, um homem melhor e mais feliz do que eu deveria ter sido se não tivesse tentado isso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui seu comentário para que eu possa agradecer sua visita.